Planejamento de Manutenção: relembrando o básico

Planejamento de Manutenção é um conceito e uma prática que evoluiu em diversos setores ao longo dos anos. Eu vi a função Planejamento ser responsável por todos os aspectos da função de manutenção. A verdade é que os planejadores devem ser responsáveis ​​por todos os aspectos do trabalho planejado. Isto inclui um pouco de responsabilidade para o planejador e, como resultado, eles podem ser um benefício para a organização, se utilizado corretamente.
Infelizmente, muitas empresas se afastaram deste conceito. Como indiquei, há muitas variações nos processos de planejamento ditas como boas práticas.
O que vou apresentar hoje são os princípios de boas práticas de planejamento. Que processos devem estar no local e que atividades um planejador deve ser responsável versus o que as equipes e os supervisores destas equipes devem ser responsável.
Apoio à Gestão
O aspecto mais importante do planejamento de manutenção é de apoio à gestão. Este apoio deve ser "de cima para baixo" e tem de incluir mais do que apenas um mero plano de serviços. A alta gerência deve garantir que o Planejamento de Manutenção vai se tornar uma parte dos procedimentos operacionais e deve garantir a adesão a estes princípios. Esta adesão tem que ter uma base consistente, ou o processo não será bem sucedido.
Isto não é só para a gestão de manutenção, mas todos os departamentos já que todos eles terão algum tipo de interação com o processo em algum ponto no tempo, especialmente a produção / operação.
Produção e planejamento de manutenção podem trabalhar em conjunto para desenvolver um cronograma de planejamento que funcione para todos, e ter necessária para o trabalho corretivo. Vamos explorar isso mais quando discutimos "Identificando o Trabalho".
Componentes básicos de um programa de planejamento
Identificando o Trabalho
É preciso haver um processo que identifique e priorizar as solicitações para um trabalho planejado. A produção pode facilitar esse processo, estabelecendo uma ligação, analisando e ajudando a priorizar as solicitações de trabalho geradas em suas áreas. Dependendo do tamanho da instalação, pode haver uma ou mais pessoas para esta atividade. Não existe uma regra de ouro de quantas você são necessárias, mas talvez um para cada grande área ou mesmo um para uma pequena planta deve ser suficiente. Tudo depende do volume de solicitações de trabalho que está sendo processado. O treinamento do pessoal para incluir informações completas e precisas, faz com que o trabalho se torne muito mais fácil. Este é um passo importante no processo uma vez que um pedido claro e conciso, elimina os erros na interpretação. A reunião diária entre o supervisor de planejamento, equipe(s) e o responsável da produção ajudará a facilitar este processo. O responsável deve ter a autoridade para aprovar o trabalho e concordar com os potenciais tempos de agendamento. Uma reunião semanal com os mesmos participantes deve ser feita para aprovar a programação semanal da semana seguinte. Se as condições da planta são muito fluídas, uma reunião diária deve ser feita para confirmar o trabalho agendado do dia seguinte.
Planejamento do trabalho
Planejar o trabalho é mais do que apenas anotar alguns comentários rápidos e, em seguida, agendar o trabalho. Trabalhos não são planejados a partir da mesa de trabalho. Todos os trabalhos novos ou complexos exigem que o planejador vá visitar o local onde será executada a tarefa para desenvolver um escopo de trabalho e identificar quaisquer requisitos adicionais precisam ser abordados. Estes podem ser cenários, simulações, licenças especiais, desenhos, esquemas, equipamento especial, considerações de segurança e requisitos de desligamento. O planejador deve ter as ferramentas necessárias para realizar este trabalho. Por exemplo, ter uma câmera digital disponível pode ser muito útil ao descrever o trabalho no plano de trabalho.

O escopo do trabalho pode ser revisto com um membro específico da equipe se ofício principal do planejador é diferente do que as exigências do cargo. Isso também ajuda a desenvolver um senso de propriedade sobre o trabalho e incute na pessoa uma sensação maior de aceitação no processo de planejamento em si. Tenho percebido que muitos mantenedores não aceitam facilmente o conceito de um planejador que lhes diz o que tem de ser feito, a fim de executar uma tarefa específica. "Eu faço esse trabalho há 20 anos e eu não preciso de alguém para me dizer como fazer!" É o comentário de costume eu ouço. Em termos práticos no entanto, se você perguntar a cinco (5) mantenedores como iriam realizar uma tarefa, você provavelmente irá obter cinco (5) diferentes maneiras. A responsabilidade do planejador é apresentar a forma mais eficaz, eficiente e segura de como executar o trabalho, e assegurar que todo o material e equipamento está lá para realizá-lo. Outro aspecto muito importante do processo de planejamento é especificar os requisitos de segurança para o trabalho. Incorporar aspectos de segurança em um plano de trabalho faz com que se concretize um programa de segurança de verdade ... e pode fornecer alguma defesa legal em caso de um acidente.

Muitos trabalhos de reparo comuns podem ser pré-planejados de modo que há muito pouco a fazer em relação à atividade de planejamento. Estes procedimentos pré-planejados podem ser armazenados. Se você estiver usando um sistema manual, então você pode tirar cópias e apenas atribuir os detalhes específicos no momento que o trabalho for executado. Esses detalhes seriam datas, os números de contas de ativos e específicos e nada específico para o local de trabalho. Se você estiver usando um sistema de EAM ou CMMS, a maioria tem uma maneira de armazenar estes procedimentos de trabalho por via eletrônica. Ter um número significativo de planos de trabalho em sua biblioteca vai reduzir a carga de trabalho do planejador permitindo que se concentre em outras atividades, como análise de falhas, gerenciamento de manutenção preventiva e preditiva, garantindo que quaisquer alterações no equipamento sejam documentadas nos diagramas e desenhos e quaisquer outras atividades que possam contribuir para a confiabilidade do seu equipamento.

Uma vez que o escopo do trabalho é desenvolvido, as estimativas devem ser construídas. Exigências trabalhistas precisam ser documentadas e quaisquer peças de reposição devem ser especificadas. Documentos adicionais para o pacote de trabalho também precisam ser identificados, como esquemas, desenhos, lista de materiais ativos, ferramentas e equipamentos especiais e a ajuda de outras especialidades caso seja necessário. Se houver a necessidade de utilizar serviços externos para ajudar no trabalho, requisições e ordens de compra devem ser criadas antecipadamente, para que tudo esteja pronto no momento da execução.

Muitas vezes, mais de uma especialidade ou equipe pode ser necessário para executar os trabalhos. Se este for o caso, então, essa necessidade deve ser comunicada pelo planejador ao gestor para que seja feita a coordenação dos trabalhos. Uma descrição clara do que é necessário para executar o trabalho deve ser apresentada ao responsável pela coordenação para evitar desencontros de informação. A mecânica do processo, não importa, o importante é que os participantes sejam orientados e comunicados de como deve ser executado os trabalhos necessários de forma eficiente e segura. Informar as outras equipes com tempo de sobra para eles para planejar o trabalho e garantir que todos os recursos estejam no local, quando necessário.

Programação de Trabalho

Programação é normalmente realizada pelo planejador, no entanto, em alguns ambientes, é realizada por um grupo completamente separado (ou seja, grupo de programação). Geralmente, depende do volume de trabalho ou pode haver uma separação de funções em um ambiente específico que é normal para essa organização.

As peças-chave da informação necessárias para uma boa programação são a prioridade, a disponibilidade de ativos, a disponibilidade de peças de reposição e disponibilidade de trabalho. O último componente pode sempre ser complementado pelos contratantes, o que acontece muitas vezes. Grandes projetos, como grandes interrupções, também utilizam seqüências de tarefas para desenvolver a programação.

Disponibilidade de ativos é algo que os planejadores, programadores (pode ser a mesma pessoa) e a produção devem trabalhar para desenvolver um ambiente de confiança e cooperação. Ter informações precisas da duração do trabalho, e aderir a esses períodos, ajuda a desenvolver essa confiança. A prioridade vai se caracterizar quando o trabalho é inicialmente identificado, embora as condições de deterioração do ativo possam empurrar a prioridade para um status mais urgente. É por isso que é tão benéfico ter todos os pedidos de trabalho avaliados pelo representante da produção que pode analisar e priorizar com maior propriedade. Nem tudo pode, nem é, a mais alta prioridade.

Nessa mesma linha, com relação as prioridade, as mais baixas devem ser tratadas em algum ponto no tempo. Se eles sempre estão no final da lista, você terá dificuldade em obter dos usuários pedidos de prioridade mais baixa. Em pouco tempo, todos os trabalhos vão voltar a ser de alta prioridade. A credibilidade do processo de planejamento e programação está em risco quando isto acontece. Esses trabalhos de menor prioridade podem ser abordados durante o período de mudanças quando não existem outros trabalhos urgentes de manutenção a serem executadas. Se os trabalhos de baixa prioridade nunca forem executados, ele é um importante indicador de que a força de trabalho é muito pequena ou não está sendo utilizada de forma eficaz.

Um fato importante que devemos lembrar quando da programação de trabalhos com os grupos de operação / produção é que se você concordar em iniciar um trabalho em um momento específico, e precisar estar lá por um determinado período de tempo, certifique-se que você faça todo o possível para manter o cronograma. Se você deseja ter cooperação da produção nas paradas para manutenção e programação do equipamento, então você deve garantir que estará lá no momento acordado. Por outro lado, se a produção se compromete a desligar o equipamento, nesse momento, então ele deve estar pronto quando a manutenção chegar. Ambos os grupos perdem tempo e dinheiro, quando não cumprem o acordado, e por conseguinte, quando um ou o outro, ou ambos, não aderem à programação.

Manutenção

Analista de Qualidade/Técnico de Planejamento Manutenção Pós-graduado em Gestão de Produção e Manutenção Industrial/ Graduado em Administração de Empresas / Técnico em Instrumentação, Usuários SAP/PM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário