7 Lições de liderança que você pode aprender com Sherlock Holmes




Eu nunca tinha sido um fã de Sherlock Holmes, talvez porque eu nunca soube sobre ele tanto quanto eu deveria. Minha ignorância e falta de conhecimento sobre esse personagem brilhante me levaram a aprender grandes lições sobre liderança e gestão de negócios. Eu nunca li sobre Sherlock, o mais famoso detetive ficcional do mundo em mais de duas décadas, até recentemente, quando eu comecei a assistir a um show popular da BBC com o nome de Sherlock, e eu fui empurrado ou melhor, devo dizer "puxado" para conhecer e aprender algumas das suas grandes lições.
Menciono algumas das principais qualidades de liderança que eu notei no Sherlock, apontando as citações usadas por ele:

Meu nome é Sherlock Holmes. E meu negócio é saber
o que as outras pessoas não sabem.

Como líder de negócios, você deve saber tudo sobre o seu negócio, mesmo aqueles micro detalhes que os outros não sabem. Porque em caso de crise, seus funcionários, interessados e até mesmo clientes irão olhar para você que irá apontar as possíveis soluções. O que torna Sherlock Holmes tão grande é o seu olho para os detalhes, para as coisas que os outros perdem. Muitas vezes, a solução está bem na frente de nossos olhos.

É um erro capital teorizar antes de se ter dados.
Insensivelmente, começa-se a distorcer os fatos para se adequar a teorias, em vez de teorias para atender fatos.

Alguma vez você já viu um juiz no tribunal a tomar uma decisão antes de os advogados de ambos os lados apresentaram seus fatos? Juiz tem um papel, autoridade e experiência, mas ainda assim, ele nunca toma uma decisão sem os dados baseados nas teorias. Seria um pecado saltar para a conclusão sem conhecer os fatos e dados, apenas com base em suas entranhas.

A fraqueza em um membro é muitas vezes compensada 
pela força excepcional nos outros
 
Muitas vezes, tem-se observado que, se por qualquer razão, alguém perde a força de um membro ou qualquer parte do corpo ou algum sentido, ele é automaticamente compensado pela força elevada em outros membros ou sentidos. Da mesma forma, quando você está lidando com pessoas na organização, se alguém não é capaz de executar em um determinado papel, você deve descobrir no que ele é bom e alavancar o mesmo. Isso maneiras de torna-lo mais produtivo para o negócio.

Quando você eliminou o impossível, no entanto, 
 tudo o que permanece improvável deve ser a verdade

Quando estamos tentando encontrar uma solução para um problema, muitas vezes encontramos várias probabilidades de resolver o mesmo problema. Agora, a pergunta vem qual seria a melhor solução? Muitas vezes isso acontece, quando estamos à procura de uma solução, tendemos a esquecer, as não tão óbvias soluções e concentrar toda a nossa energia sobre o que sentimos ou sabemos poderia ser o caminho certo para resolver o problema. Portanto, há duas coisas, primeiro, nunca esquecer qualquer solução provável, e sempre se perguntar por que essa solução pode não funcionar. E se a resposta é a que elimina a solução, e permanece até o final ela deve ser a solução real para o problema.

É melhor aprender sabedoria tarde, do que nunca aprendê-la em tudo

Eu acho que eu não deveria nem dizer nada, como é bastante óbvio, que a aprendizagem nunca deve parar. Um grande erro que muitos líderes cometem, eles pensam que sabem tudo! Você não deve parar de aprender, mesmo se você tiver a chance de aprender com uma criança. Em um cenário de negócios, você pode obter algumas grandes ideias reais de uma nova graduanda que você pode ter contratado como estagiária. Ou você pode até obter uma solução para uma questão mais complicada de um office boy.

Eu odeio te ver chorar, mas eu adoro te ver tentar

Como um bom líder você deve sempre confiar em seus funcionários e continuar testando sua confiança, dando-lhes maiores desafios. Desta forma, você não só irá prepará-los, mas criar outros líderes. No entanto, isso não significa que você vá empurrá-los para os limites, sem o seu apoio, porque se chegar a um limite onde eles possam fracassar, empreste a sua mão para ajudar.

Qual é o ponto em ser inteligente, se você não pode prová-lo

Sherlock Holmes escolhe os os casos mais difíceis e complicados e resolveu ao fazê-los parecer tão fácil. Como um líder você deve trabalhar para criar um produto ou serviço que seja tão superior que os outros irão segui-lo. Se você é bom nisso, que as pessoas saibam sobre voce.

Fonte: 7 Leadership lessons you can learn from Sherlock Holmes, Autor: Manan Chaturvedi, DMS-HR


Manutenção

Analista de Qualidade/Técnico de Planejamento Manutenção Pós-graduado em Gestão de Produção e Manutenção Industrial/ Graduado em Administração de Empresas / Técnico em Instrumentação, Usuários SAP/PM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário