Ações Preventivas, a maneira correta de agir proativamente

Grande parte das falhas dos equipamentos, é decorrente de deficiências nas ações preventivas. Em outras palavras, quando a manutenção preventiva não funciona bem, o resultado imediato poderá ser a ocorrência de falhas nos equipamentos. Estas falhas poderão ter sérias consequências para a empresa, afetando negativamente a qualidade intrínseca, custo de entrega dos seus produtos e serviços, além da segurança e moral das pessoas.
Aparentemente, este modo de pensar está suficientemente difundido nas empresas brasileiras. Muitos gerentes parecem estar seguros de que as ações preventivas são realmente importantes e até acreditam que de certa forma, suas empresas fazem o necessário para prevenir as falhas nos equipamentos.

Porém na hora do aperto, deixamos de lado o planejamento e partimos para as ações corretivas. Isto indica que a estabilidade dos processos não é prioridade e que sempre estamos evitando enfrentar o desafio de agir para resolver o problema eliminando a causa raiz.

Como parte do processo de desenvolvimento de um programa de manutenção preventiva eficaz, você precisa mudar sua mentalidade ( e a de seus funcionários) sobre a manutenção. Muitos gerentes de fábrica e gerentes de manutenção da sua equipe de manutenção mecânica: "Se não está ocupado então ele deve estar voando". Esta declaração é geralmente acompanhada por uma expressão facial não verbal de quem tudo sabe, que diz: "Relaxe, nos estamos cuidando de tudo para você, então nos deixem em paz". Bem, eles estão errados ( e você também se deixa-los sozinhos). Para sobreviver no mundo de hoje, onde as operações são enxutas, você não pode esperar por avarias. Por uma questão de fato, você deve responder as avarias ou chamadas de reparo em sua carga de trabalho diária. A atividade de manutenção bem sucedida e eficaz precisa romper com a mentalidade "corrigir quando ele quebra". A manutenção bem sucedida não recompensa reparos heroicos, como falhas do programa de manutenção preventiva. Estas ocorrências devem ser vistas como itens para acompanhamento e correção. O sucesso da atividade de manutenção deve ser medida em tempo de atividade e não quantas avarias conseguimos consertar. Finalmente, instruções de manutenção preventiva ou reparos devem ser feitos antes do equipamento quebrar.
Esta filosofia tem uma vantagem adicional  que permitir que você programe o trabalho ao invés do trabalho programar você.
Então, se a mecânica não correr o dia todo indo de um problema para o outro, então o que eles estão fazendo? Eles estão executando ordens de serviço, preventivos, corretivos ou de projeto. Eles estão trabalhando em ordens de serviço atribuídas e chamada de reparos conforme necessário. Se a produção tem uma atividade de prioridade alta em um equipamento que exige acompanhamento, emita uma ordem de serviço simples e atribua a um mecânico para permitir uma resposta rápida e imediata para os problemas do equipamento. Empregue o conceito de manutenção produtiva total - programar suas atividades de manutenção para maximizar a produtividade de sua equipe.

Ao invés de pensar, " se não estiver ocupado, ele deve estar voando" a nova mentalidade torna-se agora " se a equipe não está ocupada, então eles não estão sendo produtivos" ou "eu não programei o tempo de forma adequada!". Quando você começa a programar suas atividades de manutenção, você vai se surpreender com o quanto mais você pode realizar.  

Manutenção

Analista de Qualidade/Técnico de Planejamento Manutenção Pós-graduado em Gestão de Produção e Manutenção Industrial/ Graduado em Administração de Empresas / Técnico em Instrumentação, Usuários SAP/PM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário