O que acontece quando não seguimos as práticas de manutenção recomendadas

Uma série de pesquisas realizadas em indústrias de todo os Estados Unidos descobriu que 70% das falhas de equipamentos são auto-induzidos. O pessoal de manutenção que não estão seguindo o que é denominado de as Melhores Práticas de Reparo da Manutenção e isto tem aumentado substancialmente essas falhas. Entre 30% e 50% das falhas auto-induzidas é resultado do pessoal de manutenção não saber o básico de manutenção. O pessoal de manutenção que, embora qualificado, optam por não seguir as melhores práticas de reparação de manutenção, causam potencialmente outros 20% a 30% dessas falhas.
A existência deste problema foi ainda validada por meio de processo de avaliação de habilidade realizada em empresas de todo o Estado da Geórgia. Este programa avaliou o conhecimento dos fundamentos básicos de manutenção através de uma combinação 
avaliações escritas,  para medir o desempenho de milhares de profissionais de manutenção de uma ampla variedade de indústrias. Os resultados indicaram que mais de 90% carecia de fundamentos básicos completos de manutenção mecânica. Este artigo concentra-se em difundir as "Melhor Manutenção Práticas " necessários para que o pessoal de manutenção de reparo mantenha o equipamento operando no pico de confiabilidade e as empresas funcionem de forma mais rentável através de custos de manutenção reduzidos e aumento da produtividade e da capacidade.

As potenciais economias de custos muitas vezes podem estar além do entendimento ou da compreensão da gestão. Muitos gestores estão em um estado de negação sobre a manutenção. O resultado é que eles não acreditam que as práticas de reparação impactam diretamente no desempenho ou na baixa rentabilidade de uma organização. Empresas mais esclarecidas têm demonstrado que, ao reduzir as falhas auto-induzidos, eles podem aumentar a capacidade de produção em até 20%. Outros gerentes aceitam padrões de confiabilidade mais baixos a partir de esforços de manutenção, porque eles não entendem o problema ou eles optam por ignorar esta questão. Um bom gerente deve estar disposto a admitir a um problema de manutenção e prosseguir ativamente para encontrar uma solução.

Você pode estar se perguntando quais são as "Melhores Práticas de reparo de Manutenção". Aqui estão alguns que o pessoal de manutenção deve saber:



Olhando para esta tabela simplificada de "Melhores Práticas de reparação Manutenção", tente determinar se o sua empresa segue essas diretrizes. Os resultados muito provavelmente irão surpreendê-lo. Você pode concluir que as melhores práticas não tem sido seguidas em sua organização por um longo tempo. A fim de corrigir o problema você tem que entender que a cultura da organização está na parte de baixo da situação. Todo mundo pode reivindicar ser um especialista em manutenção, mas as condições dentro de uma planta geralmente não pode validar que muitas vezes isso é verdade. A fim de alterar as crenças básicas da organização, as razões pelas quais uma organização não segue as boas práticas na reparação de seus equipamentos devem ser identificados. Algumas das razões mais comuns que uma planta não segue as melhores práticas de reparo de manutenção são:
1. A manutenção é totalmente reativa e não segue a definição de manutenção, que é a de proteger, preservar e impedir de declínio (cultura de plantas reativa)
2. O pessoal de manutenção não têm as habilidades necessárias;
3. A força de trabalho de manutenção carece disciplina ou a direção para seguir as melhores práticas de reparo de manutenção
4. Gestão é ou não favorável e / ou não compreender as conseqüências de não seguir as melhores práticas (real entendimento deve envolver um conhecimento de quanto dinheiro é perdido para a linha de fundo).

A fim de resolver o problema de não seguir as "Melhores Práticas de reparação Manutenção" uma sequencia de medidas devem ser tomadas:
Primeiro: Identificar se existe um problema (ou seja, falhas repetitiva de equipamento, perdas de capacidade na avaliação da produção e identificar as causas para estas perdas, mensurar as perdas financeiras devido aos problemas de reparo).

Segundo: Identificar a origem do problema: (esta poderia ser combinação de números)
Nível de Habilidade da Manutenção - Realizar Avaliação de Habilidades (escrito e baseada no desempenho) para avaliar se os níveis de habilidade são adequados para atender "Melhores Práticas de reparo de Manutenção" para sua organização de manutenção
Cultura Manutenção - Proporcionar formação para toda a manutenção e gestão em relação a uma mudança na estratégia de manutenção e como ele irá afetá-los individualmente (isto é, aumento do lucro para a planta, menos horas extraordinárias resultantes de menos avarias de equipamentos, etc.) Rastrear  e medir as mudanças e exibir os resultados para todos
Estratégia de Manutenção - Desenvolver um plano para introduzir um modelo de manutenção pró-ativa com Preventiva e Manutenção planejada no topo das prioridades previstas. Isto fornecerá mais tempo para a realização manutenção utilizando as "Melhores Práticas de reparação Manutenção".

Terceiro: Implementar as mudanças necessárias para avançar em direção as "Melhores Práticas de Manutenção"e medir os ganhos financeiros.
Todos devem estar cientes de que as recompensas financeiras podem ser grandes, mas temos de compreender por que eles também podem ser difíceis de alcançar. Várias das razões por que a execução de um programa de mudança, tal como o discutido, pode ser fadada ao fracasso incluem:

Gestão não comprometida
A falta de disciplina e direção
Falta de compromisso de gestão e prestação de contas
O ímpeto torna-se lento ou muda de direção
A falta de uma força de trabalho adequadamente qualificada
Nenhuma análise de lacunas ou plano de ação específico para orientar os esforços para mitigar as lacunas
Conflito entre emergências e a realização da manutenção seguindo as "Melhores Práticas  de Reparo de Manutenção "(Isso não significa que todos os reparos " emergenciais " devem ser realizados para alterar as especificações no primeiro momento, mas isso não significa que o reparo, especialmente correções temporárias, serão corrigidos durante a próxima falha do equipamento).

Para concluir, cerca de 90% das empresas nos Estados Unidos não seguem "Melhores Práticas  de Reparo de Manutenção". Os 10% que seguem essas práticas estão percebendo os frutos de um bem gerido, com a capacidade impulsionando a organização, que pode competir com sucesso no de hoje e de amanhã no mercado. Lembre-se que o uso do "Melhores Práticas de Reparo Manutenção" poderá tornar-se um requisito obrigatório para o futuro sucesso de uma organização na economia de hoje.

Fonte: Ricky Smith, Presidente da Technical Training Division Life Cycle Engineering, Inc.

Manutenção

Analista de Qualidade/Técnico de Planejamento Manutenção Pós-graduado em Gestão de Produção e Manutenção Industrial/ Graduado em Administração de Empresas / Técnico em Instrumentação, Usuários SAP/PM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário